domingo, 8 de março de 2009

Para Mariana, com carinho


Você vive me perguntando sobre o RS, então, me parece uma boa hora para escrever isso.

De fato existem lugares bem bonitos por aqui. Com boa comida, cafés pequenos e aconchegantes. Livrarias e gente apaixonada por livros. Basta saber procurar.

Sem falar que em Porto Alegre fazem cachorro-quente com linguiça( !!! ).

Reza a lenda que, por causa da procedência duvidosa do tal embutido, é só ameaçar denunciar o dono da carrocinha pra vigilância sanitária, que rola um desconto camarada no lanche. E um copo de refri. Isso é que eu chamo de povo acolhedor!

Todas essas coisas aliadas ao dialeto pitoresco e a capacidade de articulação duvidosa que algumas pessoas daqui ostentam, torna a vida por essas bandas um pouco mais divertida.

( Onde mais o povo fala que nem os deuses nórdicos da Marvel? )

Mas o nosso gramado não é tão verde, devo alertar. Trabalha-se muito, ganha-se pouco. Igualzinho como é ai. A diferença é que estranhamente chama-se dinheiro de "pila".

Garotas lindas? Tem mesmo. De penca. Altas, esguias, praticamente semi-deusas...e dolorosamente chatas. A grande maioria. Faltam meninas legais na terrinha. As poucas que tem, acabam se metendo com os caras errados e ficando malucas.

Também temos trens. Casarões antigos. Alguna castelos. Dias cinzas e pessoas idem.

Aqui, a exemplo dos outros lugares, se tem pesadelos antes de dormir. Mesmo assim dá pra ser feliz. Só não o tempo todo, como naquela música do Wander.

E neva. Só que também chove pra cacete. Acho que tem que bater água pra neve cair. Algo assim. Não sei muito dessas coisas.

E tem a solidão, sorrindo, toda feiticeira. É fácil sentir-se sozinho no Rio Grande Do Sul. Especialmente nos dias frios. Nas tardes de domingo, como agora. Disso entendo bem...

Enfim, é como Londres: insuportável, sem ter quem se gosta por perto.

O que você está esperando pra vir pra cá?

* Historinha: a Mari realmente existe. Mora em São Paulo e deve ser a amizade mais antiga que fiz atravéz da internet. Trata-se de uma pessoa *muito* especial pra mim. Esse texto nada mais é do que um mimo (tosco) que eu fiz pra ela :-)

8 comentários:

Anônimo disse...

RS é mesmo um charme.

Isso que ele nem mencionou Gramado, a cidade mais linda do estado.

Mas como Catarinense devo dizer que na Serra de SC, as cidadezinhas são todas colonizadas por europeus e é bem bonito tb! ;-)

Ahhh... vamos combinar, o SUL é lindo! E temos orgulho disso né Juno?!

tb moro na Sampa poluenta e quando vou pra minha cidadezinha na serra catarinense respirar ar puro, ver araucárias e as casinhas todas de cerquinha branca, com aquele horizonte de montanhas e vaquinhas pastando... ah, me encontro!

Falando demaisssssss... é que, sei lá! Esses lugares são tão especiais.

Lindo texto J.

beijinho

Ana

Anônimo disse...

ahh isso soh aumenta minha vontade de ir pra RS

alias, Wander e de mais!

bjitos

Anônimo disse...

E quem é que consegue ser alegre o tempo inteiro? rs
Em qualquer lugar do mundo podemos nos sentir sozinhos... é por isso que tenho meu gatinho preto me fazendo companhia... esse não me abandona!rs
Que bom que tb voltou!
Bjokas!

Anônimo disse...

*-* Que liindo!

Me encantei *-*

Anônimo disse...

Cachorro quente coim linguiça de podecedência duvidosa :-P

Você sempre se superando. Certo que a minha semana começou mais leve depois de ler esse texto. Obrigada. bjx

Otsu

Valentina disse...

Vc escrece tão gostoso...Qualquer coisa, pode escrever sobre a coisa mais nojenta que vai ser uma delícia de ler, tenho certezaaaa
Pr isso deixei um selinho rpa vc no meu blog.
Bjs

Anônimo disse...

Há alguns comentários que valem mais do que todos, e de várias postagens. O seu foi um deles.

Thankx :D U're so f.ckin' special *-*

;*** (L)

Anônimo disse...

É tão bom voltar aqui e ter um texto novo...
É tão boom voltar aqui e ter um texto lindo como esse...
Saudade de vc. Sempre.
Bjo